Capitulo 34 ''Quando Perder é Ganhar'' (por Professor)
Ganhar, é a única maneira de ganhar? Parece uma pergunta complicada, mas não é. Quero dizer, a única maneira de ganhar é ganhando?
Não se pode ganhar nada perdendo? Quero dizer, se eu, por exemplo, perco peso, não ganho saúde? Se um senhor perde o vôo e esse avião cai, o senhor não ganhou algo perdendo o vôo?
Um homem perde o emprego e se deprime tremendamente, mas consegue outro emprego melhor e fica muito bem. Esse homem não ganhou perdendo o primeiro emprego?
Quando alguém perde a inocência ganha algo? Quero dizer, quando perdemos a inocência, não ganhamos em sabedoria? Não ganhamos em autodeterminação?
Não ganhamos quando perdemos o medo? Meus queridos amigos, quando digo que perdemos o medo, não digo em ter uma confiança cega em que vamos ganhar sempre, e sim perder o medo de perder, disso se trata.
Na minha época diziam ‘perder a cabeça’. E é verdade, às vezes faz falta um pouco de loucura pra ganhar algo.
Às vezes perder o controle é a única maneira de ganhar liberdade.
Se eu te digo ‘perder a ilusão’, ganhamos algo perdendo a ilusão?
Às vezes temos que perder a esperança, perder a ilusão, para que nasçam coisas novas. E parece que foi o fim de tudo e na realidade pode ser o começo de algo melhor. Se trata de perder o medo de perder, porque as vezes, perder é a única maneira de ganhar.
Um sonhador é alguém que acredita em qualquer coisa, ou não? A ilusão é uma bolha. Temos que romper essa bolha meninos. Vocês estavam em um filme de heróis, romântico, defendendo seus amigos, suas namoradas... fim da ilusão, acabou, essa não é a realidade, a realidade é muito diferente. Percam a ilusão e vão entender que estão lutando por todos, para salvar todos, não somente a alguns.
Quando perdemos a ilusão e enfrentamos a realidade ao menos somos mais honestos, e talvez quem sabe a realidade nos dá uma grata surpresa. Mas o que é seguro é que a ilusão nunca vai te dar o que promete. Vocês chorem, gritem, mas se despeçam desse mundo em que viviam.
Chegou o momento de entender que este é o mundo que temos que consertar. Neste mundo temos que resistir.
Sonhar é querer mudar uma realidade, a ilusão é negar a realidade. A desilusão não é outra coisa que uma bofetada que a realidade nos dá, que nos diz ‘não sejam tontos, as coisas são como são’.
A ilusão nos faz acreditar que podemos tirar água das pedras, mas a realidade é que se queremos água temos que ir ao córrego, porque se há algo que as pedras não tem é água.
Bom, e uma vez que perdemos a ilusão, quando nos despedimos do mundo ideal, agarramos a realidade com as duas mãos e dizemos ‘bom, e agora o que fazer?’, e os posso assegurar meninos, que há muito por fazer.
Aí onde terminou a ilusão começa a vida de verdade, e quando já estamos desapontados, sonhamos com o mundo que queremos e é por ele que vamos lutar. Temos que perder a ilusão meninos, porque aí perder é ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário